Após o ano de 1988, quando o Mundo teve conhecimento da ascensão de Chico Mendes quando ganhou o Prêmio Global 500, na premiação da ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU, na Inglaterra, e a Medalha de Meio Ambiente da Better World Society, nos Estados Unidos deu entrevistas aos principais jornais do mundo. Jornalistas e pesquisadores o visitaram nos seringais e difundiram suas ideias pelo planeta.

Nesse mesmo período, logo após o NOTÓRIO acontecimento com REPERCUSSÃO MUNDIAL que apresentou o GRANDE E SAUDOSO CHICO MENDES, O movimento MBST – MOVIMENTO BRASILEIRO DOS SEM TERRA, CRESCIA DE FORMA ORGANIZADA no Estado da Bahia. Com essa “Corrente”, foi pavimentado o caminho para o SURGIMENTO DO MLT – MOVIMENTO DE LUTA PELA TERRA. OS PRIMEIROS PILARES DO MLT, ficou conhecido na Bahia, em meados de 1988 até sua FORMAÇÃO EM 1993, através da articulação de estudantes, trabalhadores ligados ao Movimento de desempregados, alguns dissidentes do MST, entre outros pensadores e trabalhadores rurais e de chão de fábrica. Dentre os fundadores da “corrente” foi destacado o nome JOSÉ MÁRIO, que já era conhecido desde 1983 na Luta da Reforma Agrária e que posteriormente passou a ser conhecido no Brasil inteiro como ZÉ MÁRIO. Um homem de origem simples, mas de um caráter que era notório e inquestionável perante todos que faziam a LUTA PELA TERRA. Um companheiro militante da reforma agrária como foi CHICO MENDES.

No mesmo ano do surgimento da “CORRENTE MLT” em 1988, exatamente aos 22 dias do mês de dezembro do mesmo ano, na cidade de Xapuri no Acre, aconteceu a emboscada com CHICO MENDES, que foi assassinado a mando de Darly Alves, um grileiro de terras com história de violência em vários lugares do Brasil. Nesse momento aconteceu um esfriamento da “corrente MLT”, por temer ao que aconteceu com o companheiro CHICO MENDES, com receio mesmo sendo em cidades diferentes. Porém o companheiro de luta, ainda conhecido como JOSÉ MÁRIO, continuava sua MILITÂNCIA que iniciou em 1983, na LUTA PELA REFORMA AGRÁRIA.  

Mas após se passarem dois anos da morte do COMPANHEIRO CHICO MENDES, a LUTA PELA TERRA voltou a todo vapor. Dessa vez, o companheiro ZÉ MÁRIO, que assim ficou conhecido como um MILITANTE VALENTE PELA REFORMA AGRÁRIA, que não parou, mesmo com a morte do nosso COMPANHEIRO CHICO MENDES. O MLT, volta com o desejo ardente na busca de TERRA E MORADIA DIGNA com formação de ASSENTAMENTOS em todo o BRASIL através do MOVIMENTO DE LUTA PELA TERRA..

Foi pensando assim que mesmo com as perseguições aos MILITANTES POR REFORMA AGRÁRIA, o COMPANHEIRO  ZÉ MÁRIO, não parou desde outubro de 1983 dentro da REFORMA AGRÁRIA. Seguindo a MISSÃO, ajudou a realizar 47 ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA dentre esses, podemos pontuar:  Betim, Cascalheira, Morada dos Pássaros, que foram três grandes conquistas.

No mesmo ano, foi realizado o ASSENTAMENTO Patrícia, Aparecida e o José Wilker onde está em discussão o DISTRITO FEDERAL, o complexo Santa Fé, Gibão, São Vicente dentre outros em Flores – Goiás, Pedro Falcon (Conceição) Alvorada – Goiás, Bom Sucesso, Córrego Bonito, Terra Mãe, Colina do Sul, PA Passa Vinte, PDAS PA Nacional entre outros MT, PA Presidente Lula, PA Vitória, São Marcos, PA Poço Grande, Barra Grande, Manacá Cristalina e outros GO. Tabocal, Canarana e outros MA, Lagoa Dourada e outros BA.

Na mesma luta, trabalhou na área urbana, ajudou a construir na Quadra  36 M Norte em sistema de mutirão   em 1983. Em ação conjunta com o Ex Deputado José Edmar Cordeiro, se criou a expansão da QNH em 1988/89. Em outro feito, junto ao líder Comunitário conhecido como Barão, trabalhou na Quadra 12 Areal. Já em parceria com Carlos Roberto, Dona Maria e Tereza do Areal em 1992/93, realizou a remoção das ocupações irregulares Vila Planalto, Inflamáveis, Vila São José Condomínio Privê, Onoyama, Área Verde 406 e 605 e parte da Estrutural para as Quadras 202,406,507,508,509,510,511,605,802,803,804,805 e regularização da quadra 405 Recanto das Emas.

Estamos falando de um GRANDE COMPANHEIRO, GUERREIRO E IRMÃO  NA MILITÂNCIA POR TERRA E MORADIA DIGNA,  que sempre foi impulsionado pelos seu SONHOS DE LUTA, NO OBJETIVOS DE AJUDAR as famílias de baixa renda, e sempre pensando nos mais pobres e esquecidos dentro da REFORMA AGRÁRIA. Quando a AÇÃO DO PODER PÚBLICO NÃO CHEGAVA, O COMPANHEIRO ZÉ MÁRIO estava lá para fazer acontecer pelo MEIO LEGAL NA FORMA DA LEI, a fim de que os ANSEIOS da camada formada pela sociedade civil organizada, lutando de forma mansa, pacífica e ordeira, fossem atendidos.

Hoje em pleno SÉCULO 21, completando quase 40 anos de LUTA, o COMPANHEIRO ZÉ MÁRIO continua na LUTA POR MORADIA DIGNA E AGRICULTURA FAMILIAR PELA REFORMA AGRÁRIA. 

Desta feita, UNIFICADO COM SUA BANDEIRA DE SEMPRE, O MLT – MOVIMENTO DE LUTA PELA TERRA e dessa feita FUNDIDO A FSRU|BR – FRENTE SOCIAL RURAL E URBANA DO BRASIL, QUE FORMA A UNIÃO NACIONAL DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO BRASIL, dentro de 23 dos 27 ESTADOS DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA.

Nesse momento em que temos como PRESIDENTE DO BRASIL, O EXCELENTÍSSIMO LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, o COMPANHEIRO ZÉ MÁRIO, segue firme com sua MILITÂNCIA, dessa vez em busca de SOMAR JUNTO AO GOVERNO DO PRESIDENTE LULA, juntamente com 97 LIDERANÇAS NO BRASIL, que juntos estão na MISSÃO DE CONSTRUIR COM A FSRU|BR, 1 MILHÃO DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL RURAL E URBANO NO BRASIL ATÉ 2030 EM PARCERIA COM O PRESIDENTE LULA.

O COMPANHEIRO ZÉ MÁRIO, juntamente com todos nós que compomos a AGRICULTURA FAMILIAR, estamos dentro da ESTATÍSTICA DE MAIS DE 10 MILHÕES DE PESSOAS que formam a AGRICULTURA FAMILIAR, que emprega hoje de forma direta, mais de 5 MILHÕES DE PESSOAS conforme o CENSO DO IBGE DE 2017.  

DIANTE DE TAMANHO LEGADO, NÓS LIDERANÇAS DE VÁRIOS ESTADOS DO BRASIL, que representamos a FSRU|BR – FRENTE SOCIAL RURAL E URBANA DO BRASIL, QUEREMOS AQUI AGRADECER A CORAGEM E A LUTA DE SEMPRE DESTE GRANDE IRMÃO CAMARADA E GUERREIRO DE TODAS AS LUTAS (ZÉ MÁRIO), que no dia 09 e 10 de Fevereiro do corrente ano, realizou UM GRANDE ENCONTRO NO CONGRESSO/2023 EM BRASÍLIA na UNIFICAÇÃO de 80% DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO BRASIL TORNANDO OFICIAL A UNIÃO DESSES MOVIMENTOS COM A FSRU|BR QUE GANHOU FORÇA EM 2023 MEDIANTE UMA BELA TRAJETÓRIA E  PAVIMENTAÇÃO QUE TEVE INÍCIO EM 1983.   

NOSSO MUITO OBRIGADO POR NÃO NOS ABANDONAR DURANTE TODOS ESSES ANOS DE LUTA JUNTAMENTE COM O MLT – MOVIMENTO DE LUTA PELA QUE SEMPRE FOI SUA SEGUNDA ELE, DENTRO TODOS OS OUTROS MOVIMENTOS UNIDOS..

A PALAVRA DE ORDEM,  É GRATIDÃO A VOCÊ NOSSO GRANDE IRMÃO CAMARADA ZÉ MÁRIO.

Clique na foto e use a seta